Governo Federal dobra efetivo no combate a incêndios florestais
Efetivo de agentes em campo saltou de 1.600 no início do mês para mais de 3.500 na última semana, um aumento de 118%; números foram atualizados na quarta-feira (25), durante reunião da Sala de Situação do Governo Federal para discutir andamento das ações e medidas futuras.
26/09/2024
|
08:11
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Nas últimas três semanas, o Governo Federal aumentou em 118% o efetivo que atua diretamente no combate aos incêndios florestais no país.

O número de profissionais saltou de 1.617 no dia 2 de setembro para 3.518 no dia 22, entre agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Força Nacional de Segurança Pública e das Forças Armadas.

Os números foram atualizados nessa quarta-feira (25) durante reunião da Sala de Situação do Governo Federal para acompanhamento dos incêndios, com a participação de diversos ministérios e autarquias.

No prazo de uma semana (de 15 a 22 de setembro), o número de profissionais, que era de 3.002, foi para 3.518, nos biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, com a concentração dos esforços nos dois últimos.

Durante a reunião, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, os órgãos federais fizeram um diagnóstico da situação atual e das ações planejadas para os próximos dias.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin