Missão de combate a incêndios florestais na fronteira com a Bolívia deve atuar até 17 de setembro
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, missão humanitária do lado boliviano da fronteira tem caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro; participam 37 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública e 25 efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
09/09/2024
|
10:34
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Brasil leva missão humanitária para combater incêndios florestais na faixa de fronteira com a Bolívia. Foram enviados 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e por 25 efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Coordenada pelas autoridades bolivianas e o Ministério das Relações Exteriores, a ação deve seguir, inicialmente, até o dia 17 de setembro. Serão feitos sobrevoos e analisados mapas satelitais para identificar os focos de incêndio ao longo da faixa de fronteira com os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

A missão humanitária também tem caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro. Foram registrados 112 incêndios nas últimas semanas na região do Pantanal, destes 18 estão ativos, 23 estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e 71 já foram extintos. O trabalho nos dois estados brasileiros está sendo realizado pelas equipes brasileiras desde o mês de junho.


Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.