A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou, nesta quarta-feira (3), que a estratégia de sufocar a logística do garimpo ilegal segue como uma das principais frentes da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Yanomami. Levantamento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia aponta redução de 99% no surgimento de novos garimpos desde março de 2024, quando iniciou a operação permanente.
As operações concentram esforços na fiscalização de aeronaves, pistas de pouso, embarcações, postos de combustível e rotas usadas para abastecer áreas de exploração mineral ilegal. Somente em maio, foram realizadas mais de 300 ações de combate ao garimpo, com mais de mil abordagens e fiscalizações. As equipes também inutilizaram acampamentos, balsas, embarcações, motores, geradores e outros equipamentos utilizados pelos invasores.
Desde o início da operação permanente, mais de dez mil ações já foram realizadas na Terra Indígena Yanomami. O objetivo, segundo o governo federal, é impedir a reorganização do garimpo ilegal, proteger o meio ambiente e garantir mais segurança para as comunidades indígenas da região. As ações envolvem órgãos federais, Forças Armadas e forças de segurança em uma atuação integrada de proteção do território.
Com redação de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.