Mais de um milhão de estudantes da rede pública estão mais perto de acessar a internet de qualidade em sala de aula. O Ministério das Comunicações divulgou, nesta quinta-feira (3), o resultado do edital do Fust – o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
A iniciativa vai garantir banda larga e Wi-Fi para mais de 2.100 escolas públicas em todo o Brasil. O fundo faz parte do programa Escolas Conectadas, ligado ao Novo PAC, e tem como objetivo conectar todas as 138 mil escolas de ensino básico do país até 2026, com internet voltada ao uso pedagógico.
De acordo com o governo federal, mais da metade da meta já foi alcançada: 73 mil escolas já estão conectadas, com benefício direto a alunos e professores. Até o fim deste ano, novas conexões devem ser contratadas para ao menos outras 27 mil escolas.
Pelo modelo adotado, empresas de telecomunicações instalam a internet com recursos próprios e depois abatem esse valor das contribuições ao fundo. O edital de 2025 é o segundo do tipo — no ano passado, o primeiro garantiu conexão para mais de 15 mil escolas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo