Governo devolve R$ 1,5 bi a aposentados e pensionistas
Quase 2,5 milhões de pessoas já aderiram ao acordo, o que corresponde a 74% dos beneficiários aptos. São Paulo, Minas Gerais e Bahia concentram os maiores valores já pagos. Pagamento é feito de forma integral, com correção pela inflação, em até três dias úteis após a adesão.
23/09/2025
|
15:56
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Aposentados e pensionistas de todo o país já receberam mais de um R$ 1,5 bilhão em devolução de descontos indevidos nos benefícios. Segundo o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, quase 2,5 milhões de pessoas já aderiram ao acordo, o que corresponde a 74% dos beneficiários aptos. Até agora, os estados com mais valores pagos são São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

O pagamento é feito de forma integral, com correção pela inflação, em até três dias úteis após a adesão. Para participar, é preciso registrar a contestação do desconto pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou em uma agência dos Correios. Se não houver resposta da entidade em até 15 dias úteis, o sistema libera a adesão ao acordo.

A adesão pode ser feita no aplicativo Meu INSS ou nos Correios. O prazo para contestar os descontos vai até 14 de novembro de 2025, mas a adesão ao acordo segue disponível depois dessa data.

O órgão responsável pelo pagamento das aposentadorias e pensões reforça que não há cobrança de taxas, nem pedido de dados por mensagens ou links. Toda comunicação deve ser feita apenas pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima