Governo cria exames para avaliar cursos de Medicina e ampliar acesso à residência médica
Novas portarias instituem o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, que será obrigatório para formandos e poderá ser usado na seleção para programas de residência.
24/04/2025
|
15:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação anunciou duas medidas para melhorar a formação médica no Brasil.

A principal novidade é o Enamed, Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. A prova será obrigatória para todos os estudantes que estão concluindo o curso de Medicina. De acordo com o Mec, o objetivo é avaliar se os alunos adquiriram as competências exigidas para atuar como médicos. A nota também poderá ser usada para concorrer a vagas de residência médica. O exame será gratuito. As inscrições devem começar em julho, e a aplicação está prevista para outubro. Os resultados devem ser divulgados até dezembro.

Outra medida é a ampliação do Enare, o Exame Nacional de Residências. A prova continuará sendo usada como processo seletivo para programas de residência médica e multiprofissional. Com isso, o governo quer democratizar o acesso às residências, aumentar a transparência e garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar no SUS.

As duas medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24). As mudanças fazem parte de uma estratégia nacional que também envolve o Programa Mais Médicos e uma nova Comissão Interministerial para avaliar a qualidade do ensino médico no país.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.