Governo brasileiro destaca importância do acordo para pôr fim ao conflito na Faixa de Gaza
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores reiterou a necessidade de garantir acesso pleno, imediato e seguro da assistência humanitária e das equipes das Nações Unidas que atuam no terreno.
09/10/2025
|
19:47
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo brasileiro, em nota, elogiou o anúncio de acordo entre Israel e o Hamas para o novo cessar-fogo na Faixa de Gaza, no Estado da Palestina, por meio da implementação da primeira fase de plano para pôr fim ao conflito, após dois anos do seu início. O Ministério das Relações Exteriores reconheceu o importante papel desempenhado pelos Estados Unidos e valorizou a atuação dos demais países mediadores: Catar, Egito e Turquia.

Segundo a nota, o acordo deverá interromper os ataques israelenses contra Gaza, que provocaram mais de 67 mil mortes, com grande número de mulheres e crianças entre as vítimas, além do deslocamento forçado de quase dois milhões de moradores e a devastação sem precedentes, da infraestrutura civil do território.

O governo brasileiro reiterou ainda a necessidade de garantir acesso pleno, imediato e seguro da assistência humanitária e das equipes das Nações Unidas que atuam no terreno.

O Brasil reafirmou também a convicção de que uma paz justa, estável e duradoura no Oriente Médio passa pela implementação de dois Estados, com um Estado da Palestina independente, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.