O primeiro dia de provas do Concurso Público Nacional Unificado aconteceu de forma tranquila nas 228 cidades em que o exame foi aplicado neste domingo. Foi o que avaliou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que apontou uma abstenção de 42,8% - mais de dez pontos percentuais menor do que na edição de 2024.
Mais de 760 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 3.652 vagas em órgãos públicos do país. A segunda edição do concurso também registrou maior participação de mulheres, que agora são 60% das inscritas, e o crescimento de candidatos que concorrem a vagas reservadas às cotas, que passaram de 21,5% para 33,1% entre as duas edições.
Para o Ministério da Gestão, o concurso se consolida como uma política de Estado, voltada para dar à administração pública a “cara do Brasil”, com mais diversidade e oportunidades. Segundo a pasta, mais de 11 mil agentes de segurança participaram da operação, que garantiu a aplicação das provas em todo o país. A segunda fase do concurso será aplicada em dezembro.
Os gabaritos já estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo