O governo federal informou nesta quarta-feira (15) que autorizou a criação de 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos em universidades federais de todo o país. As vagas se somam às 15 mil já autorizadas desde o início da gestão, para reforçar a expansão da rede federal de ensino.
Do total de novas contratações, mais de 1.200 serão para professores efetivos, 249 para professores substitutos e quase 5.300 para técnicos administrativos. Segundo o governo, a medida busca fortalecer a educação superior e ampliar a formação de jovens para empregos qualificados, além de valorizar o magistério.
O anúncio ocorre junto à primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que vai ter mais de um milhão de inscritos e vai avaliar 17 áreas da licenciatura. A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que integra ações de valorização e qualificação do magistério, incentivo à docência e oferta de bolsas, formando uma rede de apoio para 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.