Farmácia Popular inclui medicamentos para Parkinson, glaucoma, rinite e colesterol alto
Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos distribuídos no país podem ser retirados de forma gratuita, de acordo com o Ministério da Saúde, ampliando o acesso da população a vários tipos de tratamentos.
14/08/2024
|
08:25
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo federal ampliou a gratuidade do Programa Farmácia Popular, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente para toda a população, o benefício alcançou 2,1 milhões de brasileiros no período de um mês.

A medida, anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, no dia 10 de julho, incluiu a disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite em todo o país.


Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso à saúde para população de todo o Brasil.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin