O Governo do Brasil recebeu, na quarta-feira (13), 63 brasileiros repatriados dos Estados Unidos em mais uma operação de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A ação foi coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio do programa Aqui é Brasil, com apoio de órgãos federais e instituições parceiras.
Os brasileiros desembarcaram por volta das sete e vinte da noite e receberam alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde, suporte psicossocial e orientações para o retorno às cidades de origem. Casos específicos também foram encaminhados para serviços públicos e redes de assistência social. Entre os atendidos, alguns apresentaram problemas respiratórios e febre, com assistência médica imediata ainda no aeroporto.
O grupo era formado por 54 homens e nove mulheres, com média de idade de 37 anos. Desde a criação do programa, mais de 4 mil e 200 brasileiros em situação de vulnerabilidade já foram acolhidos em 53 operações, majoritariamente de oriundos dos Estados Unidos. A iniciativa reúne órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal e a Organização Internacional para as Migrações para garantir atendimento humanizado e proteção aos repatriados.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.