O G20 Social, evento que antecedeu o encontro entre os chefes de Estado do G20, concluiu os trabalhos neste sábado (16), no Rio de Janeiro, com a entrega, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um documento com a consolidação das demandas da sociedade civil à Cúpula de Líderes.
Esta foi a primeira vez que grupos da sociedade participaram ativamente dos debates do principal fórum de cooperação econômica internacional.
Ao receber o documento, Lula destacou que o pilar social, que se somou aos pilares político e financeiro do G20, é um marco histórico. “Aqui tomam forma a expressão e a vontade coletiva, motivadas pela busca de um mundo mais democrático, justo e diverso”, disse o presidente.
As recomendações contidas na declaração final do G20 Social vão ser levadas por Lula aos demais líderes do G20, que se reúnem nesta segunda e terça-feira, também no Rio de Janeiro. O texto enfatiza três eixos centrais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; enfrentamento das mudanças do clima e transição justa; e reforma da governança global.
O G20 Social contou com a presença de mais de 50 mil participantes em três dias de evento.
Da Agência Rádio Gov em Brasília