Uma aeronave foi apreendida durante uma operação conjunta das forças de segurança na Terra Indígena Yanomami. A Polícia Rodoviária Federal encontrou o avião voando em baixa altitude para se camuflar entre as árvores da região.
Após acompanhamento tático, que durou cerca de 30 minutos, o avião pousou em uma pista clandestina e foi cercado pelas equipes em solo. Ao notar a aproximação da polícia, os ocupantes da aeronave e demais veículos que aguardavam o pouso fugiram para a mata fechada.
Dois suspeitos foram capturados e, em interrogatório, confirmaram que estavam envolvidos na distribuição de combustível para as atividades de garimpo ilegal na terra indígena. Dentro do avião, as autoridades encontraram 11 galões de 50 litros com óleo diesel e gasolina para aviação.
Até o dia 12 de agosto, as operações realizadas pelo governo federal na Terra Indígena Yanomami resultaram em um prejuízo de mais de R$ 155 milhões para o garimpo ilegal entre multas, bens apreendidos, equipamentos e maquinários inutilizados, e aeronaves apreendidas e destruídas.