Forças Armadas reforçam segurança das delegações do G20 a partir desta quinta
Efetivo de 9 mil militares será empregado em uma nova operação de Garantia da Lei e da Ordem, durante a cúpula de líderes do G20. Evento ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
14/11/2024
|
11:02
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A partir desta quinta-feira (14), o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, vai empregar o efetivo de 9 mil militares em uma nova operação de GLO, Garantia da Lei e da Ordem, durante a cúpula de líderes do G20, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Os militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira passam a atuar na segurança das comitivas no perímetro externo do Museu de Arte Moderna, da Marina da Glória, do Monumento a Estácio de Sá e dos locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado, entre outras atividades.

A medida consta em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e busca reforçar a segurança das comitivas no entorno do local do evento, que receberá 19 países-membros, além da União Africana e da União Europeia, totalizando 56 delegações.

Neste ano, o Brasil ocupa a presidência do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo. O trabalho dos militares será articulado com os órgãos de segurança pública federais e do estado do Rio de Janeiro. A GLO se encerra no dia 21 de novembro.