As Forças Armadas intensificaram, no Amazonas, o combate a crimes ambientais e transfronteiriços com a Operação Ágata Amazônia 2025. Cerca de 1.700 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica atuam em uma área de 510 mil quilômetros quadrados na região ocidental da Amazônia.
A ação é coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio de órgãos como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Polícia Militar. O objetivo, segundo a Defesa, é garantir a soberania nacional, preservar os recursos naturais e reforçar a presença do Estado em áreas estratégicas da floresta.
Com o uso de navios, aeronaves, drones, lanchas blindadas e tropas especializadas em selva, as ações incluem patrulhamento, repressão a ilícitos e fiscalização integrada com agências civis. Além do trabalho militar, já foram realizados quase 30 mil atendimentos de saúde, distribuídos mais de 83 mil medicamentos e entregues kits odontológicos em 42 comunidades indígenas e ribeirinhas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.