Força Nacional do SUS realiza 904 atendimentos médicos em repatriados do Líbano
Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa do Ministério da Saúde com foco em medidas de prevenção, assistência e repressão durante situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população.
16/10/2024
|
09:56
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Com a chegada na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na última segunda-feira (14), do quinto voo oriundo do Líbano, a Operação Raízes do Cedro do Governo Federal totalizou 1.105 passageiros e 14 pets (dez gatos e quatro cachorros) resgatados desde o seu início, em 6 de outubro. Desse total, a Saúde realizou 904 atendimentos médicos, psicossociais e assistenciais.

Assim que deixaram a aeronave, os passageiros contaram com o acolhimento da Força Nacional do SUS, que é dividida em 3 eixos: a equipe de acolhimento que dava boas-vindas aos repatriados, em sua língua-mãe; a equipe com experiência em urgência e emergência que fica em espaço estratégico, de prontidão para a assistência aos passageiros que precisavam de atendimento imediato; e a equipe na tenda montada com equipamentos e dispositivos necessários para o atendimento médico e psicossocial.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa do Ministério da Saúde com foco em medidas de prevenção, assistência e repressão durante situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população, quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município. 

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin