Fiscalização do ICMBio na APA do Tapajós reduz desmatamento em 41%
Estrutura permanente instalada em dezembro do ano passado na rodovia Transgarimpeira permite fiscalização constante. Em abril, uma operação com apoio aéreo desativou três garimpos ilegais e destruiu equipamentos e acampamentos clandestinos.
11/04/2025
|
10:22
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conseguiu reduzir os alertas de desmatamento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós em 41%.

De acordo com o governo federal, isso foi possível graças à instalação de uma barreira de fiscalização permanente na rodovia Transgarimpeira, em Itaituba (PA), em dezembro de 2024. Além disso, a área desmatada caiu 76% — de 67,08 km² para 16,26 km².

Ainda segundo o governo, a estrutura, mantida com apoio de forças de segurança, permitiu lavratura de R$ 7,9 milhões em multas, apreensão de R$ 56 milhões em bens e embargo de 3.800 hectares.

A presença constante dos fiscais foi apontada como fator decisivo para os resultados. Em abril, uma operação com apoio aéreo desativou três garimpos ilegais e destruiu equipamentos e acampamentos clandestinos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade