Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra vai ser comemorado como feriado nacional, neste 20 de novembro.
A data já era considerada feriado em seis estados brasileiros e em cerca de 1.200 cidades. A lei que expandiu o feriado para todo o país foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro do ano passado.
Segundo o governo federal, a criação do feriado ajuda a promover uma análise crítica sobre a discriminação racial, o racismo e as disparidades sociais, ao mesmo tempo em que promove ações afirmativas em busca de igualdade racial.
O feriado de 20 de novembro homenageia o movimento negro e a história popular, e valoriza a memória da morte de Zumbi dos Palmares, considerado o maior líder quilombola das Américas, ícone da resistência negra contra a escravidão no Brasil colonial.
Para marcar a data, acontece uma série de atividades no país, como eventos culturais, palestras, debates e apresentações artísticas. Todas voltadas para a conscientização da população sobre a importância do enfrentamento ao racismo e do reconhecimento a diversidade e o respeito às diferenças.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.