A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou, neste sábado (25), uma aeronave KC-30 para transportar 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, após tentativa de autoridades norte-americanas de mantê-los algemados durante o voo. O avião, que enfrentou problemas técnicos na noite de sexta-feira (24) e pousou de emergência em Manaus (AM), seguia inicialmente para Belo Horizonte (MG).
Por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal garantiu a retirada imediata das algemas e proibiu novas detenções pelos agentes americanos. Os deportados foram acomodados no aeroporto de Manaus com alimentação, colchões e acesso a banheiros, enquanto aguardam o traslado.
A aeronave da FAB, que está Manaus, seguirá para Belo Horizonte acompanhada por militares, policiais federais e profissionais de saúde. O tempo de solo depende da conclusão dos trâmites necessários pelos órgãos competentes. O governo reforça o compromisso com a dignidade e a segurança dos cidadãos brasileiros.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho