O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Fundacentro abriram seleção para 495 bolsas no Programa Trabalho Saudável e Seguro na Pesca Artesanal. O objetivo é verificar, de forma presencial, os critérios de cadastro dos pescadores artesanais. As bolsas variam de R$3.500 a R$ 8.000 por mês, com dedicação de 40 horas semanais.
A ação será feita em cinco estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí, que, de acordo com o Ministério, concentram mais de 75% dos pescadores do Brasil.
São 20 vagas para a Equipe Nacional, em áreas como gestão e planejamento de projetos, educação, engenharia de pesca, saúde e segurança no trabalho, tecnologia da informação, design gráfico, jornalismo, estatística, geografia e sociologia. Outras 10 vagas regionais vão ser distribuídas entre os cinco estados. E a maior parte das oportunidades está na atuação local: 464 vagas, destinadas a agentes territoriais da pesca artesanal.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de outubro, por meio de formulário disponível no site do MTE, no endereço gov.br/trabalho-e-emprego.
O edital completo traz os detalhes de cada perfil e da documentação exigida. O edital também está disponível no site do Ministério.
Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.