Estados vão receber reforço para tratamento da tuberculose
O Ministério da Saúde está enviando aos estados um medicamento considerado de ponta. Quase 8 milhões de unidades serão entregues para atender à demanda nacional no trimestre do ano.
07/01/2025
|
20:34
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A tuberculose é uma das doenças infecciosas e transmissíveis que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, atrás apenas da Covid-19.

Mas quando o tratamento é feito no tempo certo e de forma adequada, a doença tem cura. São quatro os medicamentos disponibilizados de graça pelo Sistema Único de Saúde para a recuperação dos pacientes com esse diagnóstico.

E para facilitar o tratamento, o Ministério da Saúde começou a distribuir um combinado desses fármacos, considerado de primeira linha no tratamento da doença. É a rifampicina 4 em 1, que combina os quatro medicamentos em um único comprimido.

Quase 8 milhões de unidades do medicamento já começaram a ser entregues aos estados brasileiros, e devem atender à demanda nacional ao longo do primeiro trimestre deste ano, garantindo o abastecimento da rede pública e a continuidade dos tratamentos em todo o país.

O medicamento também é utilizado para o tratamento de outras doenças como hanseníase e meningite.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Nathalia Koslyk