O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai voltar a certificar a conclusão do ensino médio já a partir da edição de 2025. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação, tinha sido encerrada em 2017 e agora retorna com a Portaria nº 382, publicada na sexta-feira (23).
Com isso, participantes do Enem maiores de 18 anos vão poder usar a nota da prova para obter o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência. Para isso, será necessário alcançar pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação.
A solicitação tem que ser feita presencialmente, nos Institutos Federais ou em instituições estaduais conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), após a divulgação dos resultados.
Antes da mudança, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a única opção de certificação para jovens e adultos fora da escola. Agora, o Enem volta a ser mais uma alternativa, para reforçar o seu papel como ferramenta de avaliação da educação básica.
As inscrições para o Enem 2025 abrem nesta segunda-feira, 26 de maio, e vão até o dia 6 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.