O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 termina nesta quinta-feira, 30 de abril. Prazo também vale para justificar ausência no Enem 2025. A justificativa é necessária para quem teve isenção em 2025, faltou às provas e deseja o benefício em 2026. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, com login único do Gov.br.
O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
- Aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de famílias de baixa renda, com registro no Cadastro Único;
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Vale lembrar que, independentemente do pedido de isenção, o estudante deverá realizar a inscrição no Enem no período que ainda será divulgado no edital do exame. A inscrição é obrigatória, inclusive para quem solicitou a isenção e teve o pedido deferido. O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 13 de maio.
Acesse a Página do Participante e o cronograma do ENEM no site: enem.inep.gov.br/participante.
Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Thayssa Victória.