O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal vai manter o diálogo com os Estados Unidos após a recomendação de uma nova taxação sobre produtos brasileiros. Durante reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (3), Lula defendeu os interesses comerciais do país e destacou que o governo busca uma solução negociada para evitar prejuízos às exportações brasileiras, com diálogo e sem abrir mão da soberania do país em nenhum momento deste processo.
Segundo o presidente, o Brasil já vinha mantendo conversas com autoridades norte-americanas desde o ano passado para discutir tarifas comerciais e ampliar o entendimento entre os dois países. O presidente recordou, ainda, que durante o último encontro que teve com o presidente Donald Trump, em Washington, no início de maio, ficou acordado que representantes dos dois países discutiriam, por um período de 30 dias, a questão das taxas até então remanescentes na tentativa de chegar a um acordo.
O tema preocupa setores produtivos porque os Estados Unidos estão entre os principais parceiros comerciais do Brasil. Uma eventual taxação pode afetar exportações brasileiras e impactar empresas, empregos e investimentos ligados ao comércio exterior.
Ainda durante a reunião, o presidente voltou a defender a importância do multilateralismo, da democracia e do fortalecimento da Organização das Nações Unidas para o equilíbrio do cenário internacional, e revelou que vai participar da próxima reunião de líderes do G7, que será realizada na França, no próximo dia 15. O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Com redação de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.