Onda de calor: Sudeste e Centro-Oeste registram consumo elétrico recorde
Em menos de 30 dias, esta é a segunda vez que Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registra recorde de consumo de demanda média.
19/02/2025
|
18:34
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Após cidades do Brasil baterem temperaturas recordes de calor nesta semana, o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, indicou um novo recorde de consumo de energia elétrica no Sudeste e Centro-Oeste.

Nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a demanda por eletricidade na região foi a maior já registrada: 1,1% a mais em menos de 30 dias. De acordo com o ONS, essa é a segunda vez que houve registro recorde de consumo de demanda média.

O calor intenso estimula o uso prolongado de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores, pressionando o sistema elétrico.

Para o ONS, porém, o Sistema Interligado Nacional (SIN), produtor e transmissor de energia elétrica, tem atendido plenamente à alta demanda das últimas semanas.

De acordo com previões do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, a terceira onda de calor do ano começou no dia 17 deste mês e deve elevar as temperaturas em mais de cinco graus acima da média nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil.

O Inmet reforça o alerta para temperaturas extremas e recomenda hidratação, uso de roupas leves e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.