Está aberto o período de adesão ao programa Na Ponta do Lápis, do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa promove a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária nas escolas de educação básica. Estados, municípios e o Distrito Federal podem aderir até o dia 21 de novembro, pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec. A adesão é voluntária e deve ser feita pelos secretários de educação, com assinatura de um termo de compromisso.
O programa busca ensinar os estudantes a lidar melhor com o dinheiro e o consumo. Também estimula a compreensão crítica e consciente de temas como previdência, impostos e seguros, que impactam diretamente a vida e o futuro das pessoas.
Cada rede de ensino que aderir deve indicar um coordenador técnico e elaborar um plano de trabalho. Esse plano deve incluir ações de formação, mobilização de professores e estratégias para inserir o tema da educação financeira no dia a dia das escolas.
O MEC elaborou um Guia Rápido de Adesão com orientações para o processo dentro do Simec. O documento está disponível no site gov.br/mec. As redes interessadas podem tirar dúvidas pelo e-mail cogeb@mec.gov.br.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.