Dignidade Menstrual: 240 milhões de absorventes distribuídos em 2024
Programa Dignidade Menstrual atendeu mais de 2 milhões de pessoas em 2024, distribuindo absorventes gratuitos para combater a pobreza menstrual no Brasil.
20/01/2025
|
08:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em 2024, o Programa Dignidade Menstrual beneficiou mais de 2,1 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade ou de baixa renda em todo o país. Desde o início da iniciativa, foram entregues 240,3 milhões de absorventes por meio de 31 mil farmácias credenciadas ao Farmácia Popular. O investimento total foi de quase R$ 120 milhões.

Para ter acesso ao benefício, é necessário ⁠ter entre 10 e 49 anos de idade e estar inscrita no Cadastro Único. Além disso, é preciso estar em uma das seguintes situações: viver em extrema vulnerabilidade social; ser estudante de escola pública com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou estar em situação de rua, sem limite de renda.

A retirada pode ser feita em qualquer farmácia credenciada. Basta apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital. Caso tenha dificuldades de acesso, é possível buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou entrar em contato por meio do telefone do Disque Saúde 136.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin