Demanda por vacinas foi 100% atendida em todos os estados
Segundo o novo painel de distribuição, 604 milhões de doses foram destinadas a todos os entes da federação, entre 2023 e 2024.
13/01/2025
|
10:53
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde enviou 100% da demanda de imunizantes apresentada pelos estados no último mês. Todas as vacinas do calendário básico estão com estoques abastecidos. Segundo o novo painel de distribuição, 604 milhões de doses foram destinadas a todos os entes da federação, entre 2023 e 2024.

O Movimento Nacional pela Vacinação tem como estratégia a retomada das coberturas vacinais, que estavam em queda desde 2016. Até novembro do ano passado, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, destaca que, apesar do processo logístico complexo, o país possui reservas de vacinas para prevenção de doenças como meningite e coqueluche. Nas palavras do diretor, o estoque tem condições de atender à demanda dos próximos seis meses.

No caso das vacinas varicela e tetraviral, houve escassez da matéria-prima no mundo inteiro. No entanto, Gatti reforça que eventuais problemas vão ser resolvidos com a chegada de novos fornecedores.

Anualmente, são distribuídas cerca de 300 milhões de doses de vacinas para os mais de 5.000 municípios brasileiros, por meio do PNI.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade