Delegado da PF Valdecy Urquiza é nomeado secretário-geral da Interpol
Anúncio marca momento histórico para o Brasil e amplia a presença brasileira na luta global contra o crime organizado. É a primeira vez que um brasileiro e representante de um país em desenvolvimento assume a liderança da maior organização policial do mundo.
05/11/2024
|
12:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito novo secretário-geral da maior organização policial do mundo, a Interpol.

Com a escolha, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse cargo nos 100 anos de existência da organização.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança pública, o anúncio marca um momento histórico para o Brasil e amplia a presença brasileira na luta global contra o crime organizado.

Aprovado pela maioria dos 196 países membros da Interpol, Urquiza vai assumir o posto nesta quinta-feira (7). A eleição tinha sido realizada no âmbito do Comitê Executivo da organização em junho deste ano e foi ratificada pela Assembleia-Geral nesta terça-feira (5), em Glasgow, na Escócia.

O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Nascido em São Luís (MA), Urquiza, que tem 43 anos, foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024 e, atualmente, é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal.

Da Agência Rádio Gov em Brasília