Defesa Civil Alerta: novo sistema emite aviso sonoro por celular em caso de destastre
Sistema será testado em onze municípios no sábado, dia 10; entre as cidades escolhidas para o projeto-piloto estão Petrópolis (RJ), São Sebastião (SP) e Roca Sales (RS), todas atingidas recentemente por desastres naturais.
07/08/2024
|
16:38
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Um novo sistema de alertas para a população, em caso de desastres climáticos, foi lançado nesta quarta-feira (7) pelo Governo Federal. A nova tecnologia foi criada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e quatro grandes operadoras de telefonia. O sistema vai entrar em fase de testes em 11 cidades no sábado, dia 10 de agosto, e vai funcionar assim: a rede de telefonia celular vai emitir um alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho. O aviso sonoro vai tocar mesmo se o celular estiver no modo silencioso. Os moradores de áreas de risco não vão precisar fazer nenhum cadastro prévio para receber as mensagens.

O Defesa Civil Alerta também vai permitir o envio de mensagens de texto com orientações sobre o que fazer em caso de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

O aviso vai chegar para aparelhos que estejam com cobertura móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem, e localizados em área de risco mapeada pela defesa civil. O sistema não atende celulares com 3G. De acordo com o governo, os celulares mais novos, lançados a partir de 2020, são compatíveis com o Defesa Civil Alerta.

Nesta fase do projeto-piloto, foram definidos para os primeiros testes os municípios gaúchos de Roca Sales e Muçum, além de Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; São Sebastião, em São Paulo; Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Indianópolis, em Minas Gerais e Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A Defesa Civil Nacional reforça que não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio. E que qualquer contato recebido solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.