Defesa Civil Alerta: nova tecnologia não depende de internet para emitir alertas
Em fase final de implementação em todo o território nacional, o Defesa Civil Alerta não depende de internet para informar a população em casos de desastres de grande perigo. Mensagem chega aos celulares mesmo sem WI-FI ou pacote de dados.
25/09/2025
|
10:31
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Uma nova tecnologia vai permitir que a população receba alertas da Defesa Civil mesmo sem internet. O sistema, chamado Defesa Civil Alerta, foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), e usa a rede de telefonia 4G e 5G para enviar mensagens e avisos sonoros diretamente para os celulares.

A ferramenta já está em fase final de implantação em todo o Brasil e, neste sábado, dia 27, será testada na região Centro-Oeste. Segundo a Defesa Civil Nacional, não é preciso cadastro, pacote de dados ou Wi-Fi. Basta que o celular seja mais atual, lançado a partir de 2020, e esteja em área com cobertura de antena.

Os alertas aparecem na tela do aparelho e podem soar até no modo silencioso. Existem dois níveis: severo, que pede medidas preventivas, e extremo, usado em situações de risco grave e imediato, como enchentes e deslizamentos.

Você pode consultar mais detalhes desta nova funcionalidade em gov.br/mdr

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo