Teve início na sexta-feira (1º) e continua neste sábado (2) o monitoramento realizado por técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) diante da previsão de tempestades em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho, que indica grande perigo de tempestade para os dois estados. De acordo com o instituto, a chuva pode ultrapassar 60 milímetros (mm) por hora, com ventos superiores a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há elevado risco de alagamentos, enxurradas, interrupções no fornecimento de energia elétrica, destelhamentos e queda de árvores.
Para orientar a população com informações sobre o risco e medidas de proteção, o Defesa Civil Alerta, implementado em todo o território nacional pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), poderá ser usado pelos estados. O sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem tocar mesmo em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, com alcance de celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.
Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Thayssa Victória.