Cursos de medicina terão novas regras de formação a partir de 2026
Entre as diretrizes, estão a participação dos estudantes no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, e no Exame Nacional de Residência, o Enare.
30/09/2025
|
08:32
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Os ministérios da Saúde e da Educação homologaram as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em medicina.

Aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em agosto de 2025, as diretrizes trazem mudanças para garantir a qualidade da formação médica. Entre elas, estão a participação dos estudantes no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, e no Exame Nacional de Residência, o Enare.

A partir de 2026, o Enamed será aplicado no quarto ano do curso, e cursos com baixo desempenho terão supervisão estratégica. Todas as instituições passarão por visitas in loco no mesmo ano.

Os cursos deverão contar com infraestrutura física, tecnológica e corpo docente qualificado, garantindo que alunos aprendam tanto nos ambientes institucionais quanto nos campos de prática externa, sempre com supervisão de profissionais habilitados.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin