Curso gratuito sobre o enfrentamento ao trabalho escravo no Brasil está com inscrições abertas
Capacitação aborda a erradicação do trabalho escravo, a responsabilização dos criminosos, a proteção das vítimas e o papel da Segurança Pública em cada caso; treinamento é voltado principalmente para as forças de segurança, mas está aberto a qualquer interessado.
17/10/2025
|
15:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou um novo curso gratuito sobre o enfrentamento ao trabalho escravo no Brasil. A capacitação é voltada principalmente para as forças de segurança, mas está aberta a qualquer interessado. O curso se chama "A atuação da Segurança Pública nas Ocorrências de Trabalho Escravo" e está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo, com certificação da Enap, a Escola Nacional de Administração Pública.

O conteúdo aborda o que é o trabalho escravo, segundo normativas e perspectiva histórica, e as políticas que regem o combate a esse crime. Também trata da responsabilização dos criminosos, da proteção das vítimas e do papel da segurança pública em cada caso.

A capacitação tem quatro módulos, com 30 horas de duração. Podem participar policiais federais, civis, militares e rodoviários, além de auditores fiscais, membros do sistema de Justiça, servidores públicos, estudantes e organizações da sociedade civil.

O ministério destaca que o treinamento gratuito reforça a importância da integração entre as forças policiais na Política Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site escolavirtual.gov.br/curso/1196.

Com supervisão de Thayssa Victoria, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.