Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam na área de segurança alimentar têm até esta segunda-feira, 30 de junho, para solicitar credenciamento como entidades gestoras do programa Cozinha Solidária. O processo deve ser feito no sistema eletrônico do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do link: cozinhasolidaria.digital.
A entidade gestora vai ser responsável por apoiar cozinhas solidárias na oferta de refeições gratuitas, além de gerenciar recursos, prestar contas e promover a qualificação desses espaços.
Para se credenciar, é preciso estar regularmente constituída, ter ao menos um ano de experiência em projetos de alimentação e comprovar atuação na área. Também é necessário assinar uma autodeclaração sobre a área de atuação e se comprometer com os princípios do programa e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
De acordo com o MDS, o programa Cozinha Solidária atua em três frentes: fornecimento de alimentos, apoio à oferta de refeições e capacitação de colaboradores.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin