A partir do dia 30 de maio, aposentados, aposentadas e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderão contar com mais um canal de atendimento, para consultar e contestar possíveis descontos, indevidos, em seus benefícios: as agências dos Correios.
A parceria entre o INSS, a Previdência Social e os Correios vai disponibilizar o serviço presencial em 4.730 agências espalhadas por todo o país. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, a medida busca atender, principalmente, pessoas com dificuldade de acesso ao aplicativo Meu INSS ou à Central 135.
Para receber o atendimento, basta apresentar um documento de identificação. Também será permitido o atendimento por procuração, desde que o documento esteja autenticado. O trabalho inclui consultas sobre descontos, contestação, reconhecimento, análise de documentação e impressão de protocolos.
Em locais sem agência habilitada, os Correios vão indicar a mais próxima e, em parceria com a Previdência, estudam ações itinerantes para alcançar áreas de difícil acesso. Até agora, mais de 11 milhões de pessoas já acessaram o sistema do INSS para verificar a existência de descontos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.