Correios começam a atender aposentados com descontos indevidos nesta sexta (30)
Agências de todo o país passam a atender presencialmente os beneficiários do INSS; medida auxilia quem tem dificuldade em utilizar o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135.
29/05/2025
|
09:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A partir dessa sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem buscar atendimento presencial em mais de 4.700 agências dos Correios em todo o país. O objetivo é verificar se houve descontos associativos não autorizados nos benefícios. A medida atende quem tem dificuldade com o aplicativo Meu INSS, com o site do INSS ou com a Central 135.

Para ser atendido, basta apresentar um documento de identidade. Representantes legais com procuração autenticada também vão poder consultar informações, mas não será possível a realização de alterações cadastrais.

Durante o atendimento, o beneficiário vai poder consultar descontos, contestar cobranças, reconhecer autorizações, acompanhar resultados e imprimir protocolos. O serviço é gratuito e vai dar prioridade a aposentados e pensionistas. A lista completa de agências habilitadas está disponível no site dos Correios e pode ser consultada também pela Central 135.

Quem mora em regiões distantes vai ser atendido futuramente por ações itinerantes, já em planejamento. O governo federal reforça que nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares. Caso isso ocorra, trata-se de golpe.

Também foi confirmado o reembolso automático de descontos feitos na folha de abril. O valor total devolvido será de R$ 292 milhões. Os depósitos vão ocorrer até 6 de junho, junto com o pagamento regular dos benefícios. Não é necessário solicitar.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé