COP30: MGI estabelece ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Medida aplica-se aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional localizados na capital paraense. Objetivo é facilitar a logística e a circulação na capital durante o evento, que deve mobilizar autoridades, delegações internacionais e participantes de todo o país.
05/11/2025
|
10:18
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu ponto facultativo nos dias 6 e 7 de novembro para os órgãos e entidades da administração pública federal localizados em Belém, no Pará. A medida consta na Portaria nº 9.747/2025.

O ponto facultativo está relacionado à realização da Cúpula do Clima, evento preparatório que antecede a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro. A Cúpula reunirá chefes de Estado e representantes de diversos países, com a presença do presidente Lula.

De acordo com o Ministério da Gestão, o objetivo da medida é facilitar a organização das atividades administrativas e o deslocamento da população e das delegações internacionais, considerando o aumento do fluxo de pessoas na capital paraense durante esses dias, além do reforço na logística e na segurança.

Os serviços considerados essenciais continuam funcionando normalmente, sem interrupção do atendimento ao público.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin