A COP29, 29ª Conferência das Partes, evento das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, teve início nesta segunda-feira, dia 11, em Baku, no Azerbaijão.
O evento, que segue até o próximo dia 22, reúne milhares de pessoas de países signatários, além de observadores de organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e outros grupos.
O Brasil está em destaque na COP29, principalmente pelas expectativas em relação à COP30, que será em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
A nova meta climática do Brasil no Acordo de Paris, anunciada na última semana, vai ser entregue pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP29.
A segunda Contribuição Nacionalmente Determinada brasileira estabelece o compromisso do país em reduzir emissões líquidas de gases de efeito estufa de 59% a 67% em 2035, na comparação com os níveis de 2005.
O novo compromisso abrange todos os setores da economia e está alinhado ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5ºC em relação ao período pré-industrial, conforme Balanço Global acordado ano passado, na COP28, em Dubai. Segundo o governo federal, isso vai permitir que o Brasil avance rumo à neutralidade climática até 2050, objetivo de longo prazo do compromisso climático.