Contrata+Brasil facilita a ampliação de contratações públicas de MEIs
Nova ferramenta conecta microempreendedores individuais a órgãos públicos, reduz burocracia e facilita acesso a serviços de manutenção e pequenos reparos.
26/02/2025
|
09:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A plataforma Contrata+Brasil foi lançada em fevereiro deste ano para ampliar a participação de microempreendedores individuais (MEIs) em contratações públicas. Atualmente, dos 16 milhões de MEIs no país, apenas 70 mil estão cadastrados como fornecedores do governo.

Na primeira fase, a ferramenta conecta órgãos públicos a profissionais de manutenção e pequenos reparos, como eletricistas, pedreiros e pintores. A ferramenta tem potencial de gerar quase R$ 6 bilhões por ano para MEIs de todo o País. Em 2024, os governos gastaram cerca de R$ 6 bilhões nesse tipo de serviço.

O cadastro é 100% gratuito, e os profissionais recebem notificações via WhatsApp quando surgem oportunidades. Segundo o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o objetivo da plataforma é facilitar o acesso dos MEIs ao mercado público, agilizando processos e garantindo segurança jurídica para prefeituras e demais órgãos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé