O calendário da 6ª Conferência Nacional das Cidades está em andamento e mobiliza municípios de todo o Brasil. Na última semana, mais de dez encontros foram realizados para debater políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano com inclusão, sustentabilidade e justiça social.
As conferências municipais são etapas preparatórias, para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil, para desenvolver as políticas públicas urbanas e seguem até 30 de junho. Elas reúnem representantes da sociedade civil, poder público, lideranças comunitárias e entidades do terceiro setor.
Existem também as conferências estaduais, e elas acontecem até 31 de agosto, com a etapa nacional em outubro. O processo é coordenado para consolidar propostas locais e estaduais, que vão formar a base da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Embora todos os estados e o Distrito Federal já tenham convocado as conferências, muitos municípios ainda não definiram suas datas, especialmente onde os novos gestores municipais assumiram recentemente.
Para organizar as conferências, o Ministério das Cidades disponibilizou um vídeo explicativo no seu canal no YouTube.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.