A primeira estimativa para a safra de grãos na temporada 2024/2025, realizada pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, aponta para produção de cerca de 322 milhões de toneladas. O volume representa crescimento de 8,3% em relação ao obtido no período 2023/24, o que seria um novo recorde na série histórica caso o resultado se confirme.
Para a área, é estimado crescimento de 1,9% sobre a safra anterior, passando para mais de 81 milhões de hectares. Os dados foram divulgados pela Conab nesta terça-feira, dia 15.
Neste ciclo, arroz, feijão e soja devem apresentar aumento na área semeada. O milho deve manter a área, com recuperação de 3,5% na safra.
Quanto às exportações, a perspectiva de maior disponibilidade interna de arroz, possibilita elevação na saída do grão, que pode chegar a 2 milhões de toneladas.
Para o milho, as exportações estão projetadas em 34 milhões de toneladas no ciclo e a demanda no mercado interno pelo grão deverá se manter aquecida.
Já para a soja, as exportações para 2025 estão projetadas em cerca de 105 milhões de toneladas, com base no aumento da produção e da demanda mundial, especialmente da China. No caso do trigo, os danos causados pelas adversidades climáticas no Paraná influenciam na valorização dos preços do cereal no mercado doméstico. O clima adverso em outras importantes regiões produtoras no mundo também foram fatores para a alta nas cotações verificada pela Conab.
Da Agência Rádio Gov em Brasília.
Clique aqui e ouça também a gravação do presidente da Conab Edegar Pretto para as rádios, sobre a estimativa recorde da safra 2024/2025..