Conab divulga 4º Boletim Hortigranjeiro Prohort de 2025
O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país. A conjuntura mensal é realizada para as hortaliças e as frutas com maior representatividade na comercialização efetuada nas Centrais de Abastecimento Ceasas do país e que possuem maior peso no cálculo do IPCA.
24/04/2025
|
10:51
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (24), o 4º boletim hortigranjeiro do ano. O documento aponta que a boa oferta da batata continua pressionando os preços para baixo nos principais mercados atacadistas, com queda média de 5,34% em março.

A alface também registrou redução de mais de 8%, influenciada por maior oferta e queda na qualidade, devido ao calor e às chuvas. Em contrapartida, algumas hortaliças tiveram aumento de preço: o tomate, que sofreu alta devido à redução da oferta, com fim da safra de verão, a cebola e a cenoura: leve alta de 3,26%.

Nas frutas, segundo o boletim, os preços se mantiveram estáveis em geral. Foi registrada queda de aproximadamente 2% no preço da maçã Fuji, com o aumento da colheita. Banana e mamão tiveram pequenas reduções, apesar de oscilações regionais.

O relatório mostra também que as exportações de hortigranjeiros no 1º trimestre de 2025 apresentaram crescimento expressivo: 301 mil toneladas exportadas (alta de 26% em relação a 2024) e US$ 311 milhões em faturamento.

O boletim contempla dados das principais Ceasas do país e pode ser consultado no portal da Conab.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo