O Ministério das Comunicações, apresenta nesta quarta-feira (11), o do balanço final do programa Siga Antenado, que marca a conclusão da substituição das parabólicas tradicionais, por equipamentos digitais em milhões de lares brasileiros.
Der acordo as Comunicações o programa é uma contrapartida do leilão do 5G e foi executado por meio da Entidade Administradora da Faixa (EAF/Siga Antenado), com supervisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do próprio Ministério.
O programa é voltado para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que utilizam a antena parabólica, tradicional, para assistir à Tv. A instalação do novo aparelho é gratuita, e dá mais qualidade de som e imagem aos beneficiários. Com a iniciativa foi feita a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, em novembro de 2024, o que tornou possível a ativação do 5G em todos os municípios brasileiros.
Segundo o Ministério, no evento desta quarta-feira, vai ser apresentado o panorama dos resultados obtidos, até o momento, e reforçar o prazo final para os interessados. As famílias que ainda utilizam a parabólica tradicional têm até o dia 30 de junho de 2025 para solicitar a substituição de forma gratuita.
Para mais informações acesse o site sigaantenado.com.br.
Da Agência Rádio Gov. em Brasília, Claudimário Carvalho.