O comércio varejista registrou leve alta de 0,2% em agosto, na comparação com julho, interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o setor acumula crescimento de 1,6% no ano e de 2,2% em 12 meses.
Cinco dos oito segmentos pesquisados tiveram desempenho positivo no mês. O destaque foi o setor de equipamentos e material de escritório, informática e comunicação, que cresceu 4,9%, influenciado pela desvalorização do dólar, que favoreceu o comércio desses produtos. Também tiveram alta os segmentos de tecidos, vestuário e calçados (1%) e artigos farmacêuticos e de perfumaria (0,7%).
Já entre os setores com queda, destacam-se livros e papelaria (-2,1%) e combustíveis e lubrificantes (-0,6%). No comércio ampliado — que inclui veículos, materiais de construção e atacado alimentício — o crescimento foi de 0,9%. Na análise regional, 16 das 27 unidades da federação apresentaram alta, com destaque para o Rio Grande do Norte (2,6%) e o Maranhão (2,5%).
O IBGE informa que, apesar da recuperação, o ritmo do comércio segue moderado, com variações próximas de zero nos últimos meses. A próxima divulgação da pesquisa, com dados de setembro, será em 13 de novembro.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.