Começa vacinação em municípios que fazem fronteira com países do Mercosul
Campanha do Ministério da Saúde segue até 30 de setembro; brasileiros e estrangeiros serão contemplados com a iniciativa.
23/09/2024
|
16:55
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Para intensificar vacinação em municípios que fazem fronteira com países do Mercosul, o Ministério da Saúde começou campanha que vai até 30 de setembro. Brasileiros e estrangeiros serão contemplados com a iniciativa.

Inicialmente, ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, atendendo as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai; e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, direcionada ao Brasil e Uruguai.

A medida também tem objetivo de evitar a ocorrência de doenças imunopreveníveis no Brasil como a poliomielite, o sarampo e a febre amarela, além de fortalecer a integração entre os países.

Desde 2016, o Brasil apresentava tendência de queda nas coberturas vacinais. No ano passado, as ações do governo federal resultaram na reversão desse quadro e 13 dos 16 imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação tiveram aumento em todo o país. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação dessas doenças, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.