Começa a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Evento reúne mais de quatro mil participantes de todo o país para debater políticas de igualdade de gênero e democracia participativa; atividades seguem até 1º de outubro.
29/09/2025
|
17:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Brasília sediou, nesta segunda-feira (29), a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento reúne mais de 4 mil participantes de todo o país para debater políticas de igualdade de gênero e democracia participativa e vai até quarta-feira, 1º de outubro.

O presidente Lula participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da voz feminina na democracia. Segundo ele, não há democracia plena sem a participação de todas as mulheres. Durante o evento, Lula também sancionou leis que ampliam a licença-maternidade em até 120 dias e criam a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e as Mães.

De acordo com o Planalto, desde abril, fases preparatórias para a conferência mobilizaram mais de 156 mil mulheres em todo o país. Os debates envolvem enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento da participação política das mulheres; enfrentamento à violência de gênero; políticas de cuidado e autonomia econômica. As propostas aprovadas nesta etapa nacional vão servir de base para o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.