Com reabertura do Salgado Filho, Governo Federal aposta na retomada do turismo no RS
Inicialmente, o Aeroporto tem capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h; retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.
21/10/2024
|
18:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Voltou a operar nesta segunda-feira (21) o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, capital gaúcha. A retomada do aeroporto, considerado o maior terminal de passageiros da Região Sul, ocorre após mais de cinco meses sem receber voos comerciais devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o Aeroporto tem capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. As operações serão realizadas com uma pista reduzida a 1.730 metros. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.

Neste primeiro dia de retomada foram confirmados 71 voos das companhias Azul, Gol e Latam. Entre os destinos estão Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Ministério do Turismo destaca a relevância da reabertura do aeroporto para o turismo nacional, especialmente na alta temporada que se aproxima.

A pasta informa que disponibilizou R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo para financiar empresários do setor, com condições especiais. Além disso, uma portaria estendeu de 6 para 12 meses o prazo de carência para pagamento das linhas de crédito operadas pelo Fundo, beneficiando empresas locais.

Segundo o ministério, cerca de 100 financiamentos já foram realizados via Fungetur, no valor de R$ 80 milhões, para o socorro ao turismo local. Os recursos foram utilizados para capital de giro, compra de equipamentos e obras de reforma e ampliação de estabelecimentos, por exemplo.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.