O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento no valor de R$ 400 milhões para o Governo do Distrito Federal (GDF) realizar obras na Linha 1 do metrô, no trecho Samambaia. O projeto, que integra o Novo PAC, vai transportar uma população adicional de aproximadamente 10.000 passageiros por dia. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai fazer o prolongamento da via por quase 4 km.
Ao todo, duas novas estações vão ser construídas nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro Olímpico. As obras também contemplam a construção de três viadutos com passagem de pedestre integrada e quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação para garantir a acessibilidade dos usuários.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, explica que o projeto é um compromisso do governo Lula com a melhoria da qualidade de vida da população. Segundo Mercadante, a expansão do transporte sobre trilhos vai contribuir para redução de congestionamentos, do tempo de viagem, da quantidade de acidentes e das emissões de 8 mil toneladas de CO2 por ano.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destaca que os investimentos impactam na produção tecnológica da indústria nacional e abre oportunidades para novos negócios. As obras do BRT e do corredor oeste, no DF, também figuram na carteira do Novo PAC.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade