A Olimpíada de Los Angeles, em 2028, vai marcar um momento histórico no esporte mundial.
Pela primeira vez, o número de atletas mulheres será maior do que o de homens. Serão 5.655 atletas femininas e 5.543 masculinos, totalizando mais de 11 mil atletas no evento. Essa mudança foi anunciada pelo COI, Comitê Olímpico Internacional, nessa quarta-feira (9).
O COI também anunciou mudanças importantes no programa. O número de seleções femininas no futebol, por exemplo, vai aumentar para 16. Já no masculino, serão 12 seleções. Também vai ser a primeira vez que o futebol feminino terá mais equipes do que o masculino em uma Olimpíada.
Ao todo, Los Angeles 2028 terá 351 provas valendo medalha — 22 a mais do que em Paris, em 2024.
Seis novas provas mistas vão ser incluídas nas modalidades de atletismo, golfe, remo, tênis de mesa, ginástica e tiro com arco.
E cinco novas modalidades vão ser disputadas nas Olímpiadas de Los Angeles: beisebol e softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash.
Para o Ministério do Esporte do Brasil, as mudanças representam um avanço na igualdade de gênero e uma oportunidade para fortalecer políticas públicas voltadas aos atletas de alto rendimento.
Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.